O ICI firmou nesta sexta-feira (27) convênio com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) para o desenvolvimento de ações de responsabilidade social. Segundo o diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini, faz parte dos objetivos do Instituto a inclusão social e digital da população.
“Precisamos contribuir com a sociedade e podemos começar pela comunidade na qual estamos inseridos”, comenta Zanini sobre a escolha da ADFP como parceira. “Queremos ir além do ‘apoio’, e efetivamente fazer com que as pessoas atendidas pela Associação possam se capacitar e ter acesso ao mercado de trabalho de tecnologia”, completa.
A ADFP é uma organização do terceiro setor, fundada em 1979, com o objetivo de instituir e coordenar amplos serviços de assistência e reabilitação aos deficientes físicos. São oferecidos atendimentos gratuitos de fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem, ensino especial para conclusão do ensino fundamental e médio, recolocação no mercado de trabalho, entre outros. Pelo convênio com o ICI, estão previstas melhorias em uma sala para treinamentos e em um laboratório de informática, o que inclui a cessão e manutenção de equipamentos. O convênio prevê ainda a realização de cursos de capacitação, como de assistência técnica de hardware. Para o presidente da ADFP, Junior Ongaro, a expectativa é de que a parceria com o ICI possibilite o aumento da capacidade de atendimento à população.
De acordo com o gestor de responsabilidade social do ICI, Ozires de Oliveira, espera-se que os cursos tenham início ainda este ano: “Estamos trabalhando com a possibilidade de montarmos três turmas em novembro.”O convênio firmado entre ICI e ADFP tem validade de 12 meses.