Genita Reginatto
Terapeuta Ocupacional

A Terapia Ocupacional tem como alvo principal, a intervenção na disfunção ocupacional. A vida cotidiana de qualquer pessoa é composta por muitas Atividades de Vida Diária (AVD), se uma pessoa está inapta, poderá afetar os diversos papéis que possa vir a desempenhar.

Usa como estratégias orientações e adaptações no ambiente domiciliar; Treino e orientações para a realização das Atividades de Vida Diária (AVDs); Mudanças e posicionamento adequado; Treino e adaptações de utencilios; Apoio à familia.

O terapeuta ocupacional busca através do reconhecimento das potencialidades e desenvolvimento de habilidades e capacidades, o retorno das atividades cotidianas e significativas, a reinserção social, autoestima, qualidade de vida, autonomia e independência, visando a estruturação de uma rotina funcional, auxiliando também no processo de ressignificação das ações e emoções, sempre buscando acolher o paciente e o seu sofrimento. Para as funções executivas incluem as atividades cognitivas pela execução e o planejamento de tarefas, abrangem nestas atividades as tomadas de decisões, a lógica, o raciocínio, as estratégias e as soluções de problemas.

A Terapia Ocupacional nas visitas domiciliares, tem sua intervenção não limitada apenas à identificação e compreensão da dificuldade do sujeito em desempenhar suas Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), mas volta-se também ao resgate e/ou desenvolvimento de habilidades para a superação de dificuldades, além de utilizar a tecnologia assistiva como recurso e favorecer a humanização do ambiente priorizando a ressignificação do cotidiano do sujeito e de sua família.

As estratégias podem ser o treino de atividades de vida diária, a prescrição e/ou a confecção de adaptações, estimulação e treino cognitiva, adaptações ambientais, entre outros (OTHERO, 2012).

A Terapia ocupacional utiliza recursos terapêuticos para o treino, orientações ao paciente e familiares, técnicas específicas e atividades funcionais em sujeitos que apresentem alterações diversas na realização de atividades de vida diária (AVDS), como as de vestuário, higiene e alimentação (TROMBLY; RADOMSKI, 2008). O tratamento proporcionado pelo terapeuta busca melhorar o desempenho funcional e a exploração do paciente em suas potencialidades, buscando obter o maior grau de autonomia e independência possível na execução de atividades cotidianas, trazendo assim maior produtividade, funcionalidade e qualidade de vida (GUERZONI; et al, 2008).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support