
Com a vitória na modalidade espada na etapa da Hungria da Copa do Mundo, atleta está praticamente garantido nas Paralimpíadas 2020
No último final de semana, aconteceu a etapa da Hungria da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas. O brasileiro Jovane Guissone, que compete pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), faturou o ouro na modalidade espada e ficou ainda mais perto de uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Guissone compete na categoria B, integrada por atletas com paraplegia, e ficou em nono lugar na modalidade florete. O ranking classificatório para os Jogos é uma média entre duas armas. Para classificar, o atleta precisa ficar entre os 25 melhores atletas e estar à frente dos competidores da mesma região, no caso dos brasileiros, região Américas/África.
Os outros representantes do Brasil e da ADFP foram Carminha Oliveira e Moacir Ribeiro. Ambos jogam pela categoria A, composta por atletas com deficiências físicas mais leves, como amputação ou lesão medular baixa. Mesmo com um baixo desempenho nesta etapa da Copa do Mundo, eles continuam com grandes chances de ir à Tóquio.
A próxima etapa da Copa do Mundo será entre os dias 11 e 14 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico. Na sequência, acontece o Regional das Américas, no mesmo local, entre os dias 15 e 18 de março. Para estes torneios, a ADFP enviará XX atletas. Após estas competições, os nomes que irão para os Jogos de Tóquio 2020, provavelmente, estarão definidos.