Durante o mês de setembro, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), retomou o projeto Trilha Digital em formato totalmente online. Foram cinco cursos ministrados por colaboradores do Instituto com diferentes temas, incluindo saúde mental, segurança da informação, comportamentos em entrevistas à distância, entre outros.
Ao todo, 199 certificados foram emitidos, os quais contribuem com os objetivos estratégicos do Instituto, que estão alinhados aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Trabalho decente e crescimento econômico e Redução de desigualdade. “O projeto Trilha Digital cumpre o seu papel de contribuir para a capacitação profissional com foco na inclusão digital e social. Por meio da parceria estratégica com a ADFP, estamos entregando conteúdos de qualidade para muitas pessoas, preparando os que mais precisam para o mercado de trabalho e o enfrentamento da crise ocasionada pela pandemia”, diz o gestor de Ação e Responsabilidade Social do ICI, Ozires de Oliveira.
Mais de 4,5 mil pessoas foram impactadas pelas palestras, que totalizaram 4 horas e meia de conteúdo gratuito. Para o gestor, a participação do Instituto em projetos de impacto mostra a importância da transformação social. “Estamos diante de um grande desafio. O resultado obtido nesta primeira etapa demonstra que a participação do terceiro setor é fundamental para que possamos mudar a realidade da nossa sociedade, particularmente dos menos favorecidos.”
O tesoureiro da ADFP, Clodoaldo Zafatoski, fala sobre a parceria com o ICI: “Acredito que muitos não teriam contato com esses conteúdos oferecidos semanalmente. Só tenho a agradecer, em nome da ADFP, porque está sendo fantástico todo o material disponibilizado e o tempo todo de dedicação. Parabéns a todos do ICI.”
A colaboradora Jessica Mantovani Vicêncio, da área de RH do Instituto, ministrou palestra sobre saúde mental e diz que a experiência foi engrandecedora. “Como palestrante e colaboradora, fiquei muito feliz em poder compartilhar minha experiência com o público da ADFP. Pude também convidar a nossa colega Camila de Lurdes, que fez a parte de Libras durante o curso. Foi uma experiência muito rica, fico feliz e grata por ter participado desta ação.”
Em outubro, novos temas já estão sendo trabalhados, como tendências da tecnologia, desafios do trabalho remoto, finanças domésticas e a relação da humanidade com a tecnologia a partir de uma nova perspectiva. As palestras são gratuitas, abertas ao público e transmitidas no Facebook da ADFP.
Fonte: ICI – https://tinyurl.com/y3q5j6b2