Fonte: Arquivo pessoal.

Eliseu, atleta de Bocha Paralímpica, ganhador de 5 medalhas Paralímpicas – sendo duas de ouro, uma de prata e duas de bronze – está entre os 4 atletas da ADFP convocados para os Jogos Paralímpicos em Tóquio, que acontecerá entre os meses de Agosto e Setembro de 2021. Vamos conhecer mais sobre a sua história?

História

Eliseu dos Santos, nasceu em 1976, em Telêmaco Borba (PR). Passou a sua infância e adolescência morando com sua avó, sua mãe e seus seis irmãos. Aos 10 anos, após uma consulta médica, descobriu que tinha uma doença genética chamada distrofia muscular progressiva, do tipo Becker, que causa fraqueza progressiva e perda de massa muscular.

Atualmente, Eliseu mora em Pinhais (PR), região metropolitana da capital paranaense, com sua esposa Nadia – que conheceu graças ao esporte – e seus dois filhos.

Em 2004, conheceu a ADFP através de um amigo que havia conhecido recentemente a Associação com sua mãe. No ano seguinte, quando iniciou a fisioterapia, conheceu a equipe de Bocha, que na época treinava na sede da ADFP. Eliseu recebeu um convite do professor e técnico Darlan Ciesielski para conhecer essa modalidade, e em pouco tempo já estava treinando para as competições. Mas, o que o atleta não imaginava era o tanto que sua vida mudaria por causa do esporte.

Há 13 anos, durante os treinos de bocha, ele conheceu Nadia, com quem viria, no futuro, formar uma família. Ela ia aos treinos acompanhar seu primo, que também era atleta de bocha e treinava junto com Eliseu.

Realização de um sonho

No esporte, em apenas dois meses de treino, o atleta já conquistou sua primeira medalha de bronze no Campeonato Brasileiro. Para ele, essa foi a conquista mais especial de sua carreira, pois foi o primeiro passo para a realização de um sonho. “Nem passava pela minha cabeça. Minha distrofia muscular começou com 10 anos e eu sonhava em ser jogador de futebol. Não fui para a seleção brasileira de futebol, mas fui para a seleção de bocha e represento o meu país de qualquer jeito. Meu sonho foi realizado.”

Em 2008, Eliseu participou de sua primeira Paralimpíada, em Pequim, conquistando medalha de ouro nas duplas, ao lado de Dirceu Pinto, e de bronze na prova individual. Sua segunda participação foi em Londres 2012, onde também conquistou ouro na prova de duplas, ao lado de Dirceu, e bronze na prova individual. Na última paralimpíada, Rio 2016, ganhou medalha de prata na prova de duplas mistas ao lado de Dirceu e do irmão Marcelo dos Santos.

Fonte: Imagem adaptada – arquivo pessoal.

Expectativa para os Jogos Paralímpicos

Eliseu é considerado uma referência na Bocha Paralímpica Brasileira. Desde o início da carreira, já conquistou mais de 70 medalhas, entre ouro, prata e bronze, em competições nacionais e internacionais. E para os Jogos Paralímpicos em Tóquio, sua expectativa é aumentar esse número, e voltar para casa com duas medalhas de ouro, uma na prova individual e outra na prova de duplas, com seu irmão Marcelo.

Para conhecer mais o atleta, siga-o nas redes sociais:

Facebook @Eliseu dos Santos

Instagram @eliseubc4

Categories:

Atendimento

Atend. Administrativo:

Rua XV de Novembro, 2765 – Alto da XV – CEP 80.045-340 Curitiba / PR

Segunda a sexta das
8h às 17hs

41 3264-7234
adfp@adfp.org.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support